Notícias
O Secretário de Estado da Indústria afirmou que é importante que as várias gerações da diáspora se identifiquem com Portugal, durante o Encontro de Investidores da Diáspora, em Sintra.
João Vasconcelos referiu as oportunidades existentes para investir no País e destacou a nova geração de empreendedores que está a aparecer e que se concentra sobretudo em exportações.
«Dez por cento destas empresas começam a exportar no primeiro ano e a maior parte destas empresas é nos vossos mercados que opera, não é no mercado português, e muitas destas empresas estão a ser criadas já por filhos da diáspora», afirmou.
O Secretário de Estado acrescentou que «o Portugal 2020 é um parceiro credível para quem quer investir, que está a ser muito utilizado também por investidores estrangeiros».
Emigrantes como intermediários do turismo
A Secretária de Estado do Turismo realçou a importância que os emigrantes têm para o turismo em Portugal através da valorização do País como destino turístico, ao «passar a palavra».
«O turismo representa em Portugal 15,3% das nossas exportações nacionais, portanto é um setor estratégico importantíssimo», afirmou Ana Mendes Godinho, acrescentando que em 2015 representou 11,4 mil milhões das receitas portuguesas.
Ana Mendes Godinho afirmou que o setor está a crescer 10% e que o mais importante é que este crescimento está a acontecer durante o ano «e não só naquilo que eram as épocas tradicionais turísticas».
«Estamos a fazer com que o turismo seja cada vez mais uma atividade sustentável ao longo do ano», disse.
A Secretária de Estado pediu ainda para que os investidores da diáspora «sejam os principais líderes do investimento em Portugal», sobretudo através do Programa Revive, que vai colocar no mercado 30 monumentos nacionais «para serem convertidos em projetos turísticos, de restauração, de animação e culturais».
Modal galeria