Notícias
Modal galeria
O Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, disse que a revisão em alta pelo Banco de Portugal do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2016 são boas notícias.
«Já é a segunda instituição, neste caso nacional, depois do Fundo Monetário Internacional, que reviu o crescimento português em alta», lembrou o Ministro, em declarações aos jornalistas, à saída da inauguração do centro de inovação e experiência da empresa chinesa Huawei, em Lisboa.
Manuel Caldeira Cabral referiu que «são boas notícias para a economia portuguesa, pois significa que o Banco de Portugal, uma instituição independente, reviu as previsões de crescimento porque percebeu que a situação económica está a melhorar».
«O Banco de Portugal vê agora as perspetivas, quer para este ano, quer para o próximo ano, como melhores e mais favoráveis, e é interessante ser, não só a nível do crescimento do PIB, mas também a revisão em alta das exportações, o que significa uma confiança na competitividade na economia portuguesa», afirmou o Ministro, acrescentando que «agora, é preciso continuar a trabalhar para que continuem a existir revisões no sentido positivo».
No boletim económico de dezembro publicado pelo Banco de Portugal foram atualizadas as projeções de crescimento para a economia para o período de 2016 a 2019.
O Banco de Portugal prevê que o PIB cresça 1,2% em 2016, ligeiramente acima dos 1,1% antecipados em outubro, mas deve piorar em 2017 para 1,4%, uma taxa de crescimento estimada que é mais pessimista do que a do Governo.
Prioridades para 2017
Questionado acerca da posição do Banco de Portugal sobre a dívida pública, Manuel Caldeira Cabral disse que «o que temos que fazer é cumprir o que está no Orçamento».
O Ministro realçou ainda que «o País vai ter o mais baixo défice de sempre em Portugal em democracia».
«O nosso plano para o próximo ano é continuar a reduzir o défice orçamental e reduzir também o endividamento, pelo que estamos em linha com essas preocupações, mas não são precisas mais medidas de austeridade», concluiu.
Foto: Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, na inauguração do centro de inovação e experiência da empresa chinesa Huawei, Lisboa, 14 dezembro 2016 (Foto: Nuno Fox/Lusa)
Modal galeria