Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2016-12-08 às 16h04

Organismos internacionais registaram rigor nas finanças e melhoria da economia

As consultas técnicas da quinta missão de vigilância da Comissão Europeia, do Banco Central Europeu e do Mecanismo Europeu de Estabilidade e da monitorização do Fundo Monetário Internacional, realizadas no âmbito do pós programa de assistência técnica e financeira, decorreram entre os dias 29 de novembro e 7 de dezembro.

«Os desenvolvimentos registados desde a última missão, realizada em junho, comprovam os progressos alcançados em áreas chave na economia nacional» tendo-se confirmado o rigor da execução orçamental de 2016 – o que levou o FMI a melhorar a sua anterior previsão –, e realizado avanços concretos na estabilização do setor financeiro», refere nota do Gabinete do Ministro das Finanças.

A parte portuguesa transmitiu ainda «o ponto de situação sobre a implementação do Programa Nacional de Reformas». «Este conjunto de ações concretas visa fortalecer a competitividade da economia portuguesa», refere a nota.

Foi ainda registado «o comportamento positivo do mercado de trabalho, realçando-se que o desemprego está em mínimos de 2009», «a aceleração do crescimento económico, tendo Portugal sido o país da Zona Euro com maior crescimento no 3.º trimestre».

A nota sublinha que «este ritmo de crescimento conduzirá a uma revisão em alta das mais recentes estimativas de crescimento apresentadas pelas instituições para o ano de 2016».

Estas missões da CE, BCE e MEE, por um lado, e do FMI, por outro, ocorrerão regularmente até que Portugal salde uma parte significativa dos empréstimos recebidos no âmbito do Programa de Ajustamento Económico e Financeiro.