Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2016-12-02 às 17h40

Fim do roaming em junho de 2017 «é mais um passo nesta Europa unida»

Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, depois do Conselho de Ministros de Transportes, Telecomunicações e Energia da União Europeia, Bruxelas, 2 dezembro 2016

O Ministro do Planeamento e das Infraestruturas afirmou que o Conselho de Ministros europeu de Transportes, Telecomunicações e Energia chegou a acordo para acabar com o roaming no espaço europeu em junho de 2017.

«É mais um passo nesta Europa unida que queremos, uma Europa que assim terá mais mobilidade entre os nossos cidadãos e mais fluxos turísticos», disse Pedro Marques, depois da reunião em Bruxelas.

O Ministro realçou que há um «enorme consenso» no Conselho relativamente à importância de se chegar ao fim do roaming em junho de 2017, pelo que a proposta da presidência foi aceite e será agora negociada no Parlamento Europeu.

«Estivemos a discutir a forma de o fazer de um modo sustentável, mas o nosso consenso é total quanto ao fim do roaming», disse Pedro Marques, acrescentando que o que se debaterá agora será a sustentabilidade do modelo de implementação.

O Ministro reforçou a importância desta «medida tão importante para a Europa e para a mobilidade dos cidadãos europeus».