Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2016-12-01 às 17h56

Ministro da Cultura em Paris «para mostrar a importância que o Governo dá» a Eduardo Lourenço

«Vim para estar com o Eduardo Lourenço, para testemunhar com ele, para acompanhá-lo nesta cerimónia e mostrar também às autoridades francesas e à Academia Francesa a importância que o Governo dá ao Eduardo Lourenço e o agrado, a satisfação com que vemos este gesto», afirmou o Ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes, em declarações à agência Lusa, no final da entrega de um prémio a Eduardo Lourenço pela Academia Francesa.

Sublinhando que «é muito importante ver reconhecida pela Academia Francesa a importância cultural do Eduardo Lourenço o Ministro lembrou que este é «um pensador reconhecido internacionalmente».

«Esta distinção que a Academia Francesa lhe concedeu mostra bem como a receção dele em França foi importante, profunda e o pensamento dele se inseriu na grande corrente do pensamento mundial», referiu Luís Filipe de Castro Mendes.

O Ministro disse ainda que esta se trata de «uma homenagem ao pensamento de Eduardo Lourenço em primeiro lugar, a um pensador português, e a alguém que pensou profundamente a condição portuguesa e a condição de Portugal na Europa, nomeadamente, o seu sentido, a sua crise e a sua esperança».

A Academia Francesa distinguiu Eduardo Lourenço com o Prémio de Divulgação da Língua e Literatura Francesas porque o filósofo escreveu uma parte da sua obra em francês e considerou sempre a França como a sua segunda pátria.

O Prémio de Divulgação da Língua e Literatura Francesas é destinado a personalidades francesas ou estrangeiras que tenham prestado serviços excecionais à divulgação da língua e da literatura francesa.

Nesta sessão anual da Academia, foram distinguidas, no total, 69 pessoas, com diferentes prémios, sobretudo na área da literatura.

Tags: cultura, França
Áreas:
Cultura