Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2016-11-30 às 17h57

Portugal e Tunísia querem reforçar cooperação bilateral na economia e no ensino do português

A Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação afirmou que Portugal e Tunísia querem reforçar a cooperação bilateral e referiu as oportunidades de investimento em setores como as infraestruturas e energia e o alargamento do ensino do português.

No final da visita de dois dias à Tunísia, Teresa Ribeiro disse que foram feitos progressos na introdução da língua portuguesa no país magrebino, os contactos políticos e as oportunidades de investimento.

A oferta do português na Tunísia existe no ensino universitário desde 2004 – cerca de 500 alunos optaram por aprender português – e está agora a começar a ser introduzida no ensino secundário, com presença em várias escolas secundárias.

«Estamos no início do processo», acrescentou a Secretária de Estado.

Apoio à economia e promoção do investimento

Teresa Ribeiro participou na Conferência Internacional de Apoio à Economia e Promoção do Investimento na Tunísia e destacou a «participação muito assinalável» de países, agências de desenvolvimento, organizações económicas e organizações multilaterais financeiras.

Esta participação é «um sinal de confiança e de reconhecimento pela importância da Tunísia para a estabilidade na sua região e para a consolidação de um espaço de democracia e de respeito pelos direitos humanos».

A Secretária de Estado realçou também a vontade dos empresários portugueses em continuar no mercado da Tunísia, no qual «é preciso apostar continuadamente».

Teresa Ribeiro destacou os investimentos muito significativos em áreas como a saúde, construção e azeite mas salientou que as infraestruturas e a energia são setores que «podem e devem ser trabalhados».