Notícias
O Prémio Luso-Espanhol de Arte e Cultura foi atribuído a Pilar del Rio, pelo seu trabalho «como criadora e Presidente da Fundação Saramago, dedicada à defesa dos direitos humanos, à promoção da literatura portuguesa e ao intercâmbio da cultura portuguesa, espanhola e latino-americana».
O júri foi constituído por João Fernandes (Subdiretor do Museu Nacional Centro de Arte Rainha Sofia), José Bragança de Miranda (Professor Universitário) e Nuno Júdice (Escritor e Poeta), da parte portuguesa, e por Ana Santos Aramburo (Diretora da Biblioteca Nacional de Espanha), José Pascual Marco Martinez (Diretor-Geral de Política e Indústrias Culturais e do Livro) e Juan Cruz Ruiz (Escritor e Jornalista), da parte espanhola.
Todos os membros do júri sublinharam a importância deste Prémio no papel que tem para o reforço da aproximação e cooperação entre Portugal e Espanha, bem como na divulgação e projeção nacional e internacional das culturas dos dois países.
A decisão do júri assenta ainda no reconhecimento do «amplo trabalho intelectual como jornalista, tradutora e promotora da cultura luso-espanhola. Na sua própria pessoa e na Fundação que dirige se encarna o espírito e os valores da fraternidade luso-espanhola».
Em data a anunciar, a entrega do Prémio a Pilar del Rio será realizada em Espanha.
Modal galeria