Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2016-10-26 às 12h10

«A inovação é uma condição à sustentabilidade dos serviços públicos e sociais»

Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, discursa na assinatura do protocolo da inicitiva Portugal Inovação Social com a Fundação Eugénio de Almeida

«A inovação no setor público e social, e não apenas no setor privado, não é hoje uma opção», afirmou a Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, sublinhando que «é uma condição à sua sustentabilidade».

Estas declarações foram feitas pela Ministra na assinatura de um protocolo para a inovação social com a Fundação Eugénio de Almeida.

Lembrando que «a iniciativa Portugal Inovação Social foi criada em 2014 para dinamizar o mercado de investimento social para apoio às iniciativas de empreendedorismo em Portugal», a Ministra referiu que «inovação social consiste no desenvolvimento de iniciativas focadas na resolução de problemas da sociedade», de que são exemplos a pobreza, o desemprego, a inclusão ou o insucesso escolar.

«São problemas para os quais, as respostas tradicionais já não são suficientes […] que é preciso resolver inovando nas intervenções, diversificando as fontes e os recursos, e envolvendo a sociedade civil», acrescentou Maria Manuel Leitão Marques.

Fundos comunitários

«A inovação social é uma aposta forte do Governo, que mobiliza pelo menos 150 milhões de euros do Fundo Social Europeu, com foco nas regiões do Norte, Centro e Alentejo», afirmou ainda a Ministra.

Maria Manuel Leitão Marques acrescentou que «este financiamento é dedicado a iniciativas de inovação e empreendedorismo com origem na economia social, aumentando a sua capacidade de gerar receitas e ganhar escala para resultados».

«O papel das entidades do setor social, como a Fundação Eugénio de Almeida é essencial para dinamizar um ecossistema de apoio à inovação social na região do Alentejo», realçou a Ministra.

Parcerias regionais

«O envolvimento das associações empresariais e das incubadoras da região é também fundamental na aceleração destes projetos» de inovação social, referiu também a Ministra.

E concluiu: «Com o envolvimento de todas estas entidades e com o papel que a Fundação Eugénio de Almeida vai assumir, estou convicta de que o Alentejo pode tornar-se uma referência na inovação social e utilizar muito bem os financiamentos agora disponíveis».

 

Foto: Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, discursa na assinatura do protocolo da inicitiva Portugal Inovação Social com a Fundação Eugénio de Almeida, Évora, 26 outubro 2016