Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2016-10-19 às 10h56

Maria Fernanda Rollo visita Moçambique para promover a ligação entre o conhecimento e a tecnologia

«Cada vez mais, as possibilidades de utilização e reutilização do conhecimento por via de meios tecnológicos são inesgotáveis», afirmou a Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo, acrescentando que «um dos motivos da minha visita tem a ver com o trabalho que está a ser feito mais recentemente, ligando todos os países de língua portuguesa em torno de repositórios científicos digitais».

Estas declarações foram feitas à agência Lusa em Maputo, onde a Secretária de Estado se encontra numa visita oficial de três dias.

«Portugal está na linha da frente do movimento internacional que defende a partilha aberta da produção científica, devendo ser lançado em breve um diretório nacional de repositórios digitais científicos», referiu ainda Maria Fernanda Rollo.

Lusofonia

A Secretária de Estado referiu ainda: «Estamos claramente a evoluir para uma política nacional de ciência aberta, que gostaríamos que fosse partilhada e tivesse um ponto de contacto com outros países, designadamente os que usam a língua portuguesa, porque une-nos a cumplicidade da valorização e afirmação da ciência em português, que é também uma prioridade e uma aposta forte».

«A partilha da produção científica que exista em Portugal e em Moçambique é o mínimo que podemos fazer e é, seguramente, um estímulo muito importante para desenvolver o conhecimento», acrescentou Maria Fernanda Rollo, lembrando «a importância na democratização e disseminação do conhecimento em geral e da ciência em português».

Lembrando que, atualmente, o acesso a publicações e artigos científicos é pago, a Secretária de Estado ressalvou que «isto não se trata de pôr em causa os interesses associados, e muito menos a propriedade intelectual. Antes pelo contrário, a ciência aberta é também um fator claro de transparência, não pretendendo substituir a presença física nem a mobilidade dos investigadores».

«Através destas plataformas, não só as publicações passam a estar acessíveis, como uma tese de doutoramento que acaba de ser defendida em Braga ou no Porto ficaria imediatamente disponível para a Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo», exemplificou.

E concluiu: «A tecnologia está aí, à nossa disposição, saibamos nós utilizá-la».

Maria Fernanda Rollo participou também na Feira Nacional da Ciência, que decorreu nos dias 18 e 19 de outubro na Matola, nos arredores de Maputo, e visitou o Museu Nacional de Geologia, onde está patente uma exposição sobre uma nova espécie de dinossauro descoberta por uma equipa de investigadores portugueses e moçambicanos.

A visita oficial da Secretária de Estado termina hoje com uma palestra sobre «Ciência em português», no Museu de História Natural de Maputo.