Notícias
O Secretário de Estado da Agricultura, Luís Vieira, visita, no dia 11 de outubro, diversas explorações de floricultura na zona do Montijo, seguindo-se uma sessão de trabalho com a Associação Portuguesa de Produtores de Plantas e Flores Naturais.
«Trata-se de apoiar a dinâmica de mudança que o setor tem vindo a implementar, procurando soluções para os problemas que enfrenta e que são problemas com os quais se defrontam todos os setores quando entram em processo de crescimento», afirmou o Secretário de Estado.
Luís Vieira acrescentou ainda que «é necessário apoiar a organização deste setor para fazer face à falta de concentração da oferta e ganhar escala, estratégia indispensável para aumentar o volume de exportação, tornando a trajetória ascendente sustentável».
O Secretário de Estado quer também «dinamizar a investigação para melhorar a produtividade e para promover a especialização da produção, uma vez que se trata de um mercado altamente seletivo e muito exigente, onde os fatores diferenciadores são uma arma concorrencial bastante mais poderosa do que em mercados mais conservadores».
A reunião a que Luís Vieira presidirá tem como objetivo reforçar o apoio do Ministério da Agricultura ao setor das flores, e incluirá representantes dos serviços do Ministério da Agricultura, designadamente do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, da Direção Geral de Alimentação e Veterinária e da Direção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo.
Este é um setor que assegura mais de 3700 postos de trabalho em 1010 explorações, que ocupam uma área cultivada de 1365 hectares, correspondente a 1/3 das estufas existentes.
Com um volume de negócios de 450 milhões de euros por ano, a produção de plantas e flores naturais tem vindo a crescer, exportando já mais de 25% do que produz, o que equivale a 125 milhões de euros.
Modal galeria