Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2016-10-07 às 17h27

Portugal e Angola reforçam cooperação bilateral

Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro, em visita oficial a Angola, Luanda, 7 outubro 2016

«Foi uma visita importante para o reforço do nosso relacionamento. Uma visita curta, mas muito intensa», afirmou a Secretária de Estados dos Negócios Estrangeiros, Teresa Ribeiro, em declarações aos jornalistas, após uma visita oficial de três dias a Angola.

A Secretária de Estado acrescentou que «esta visita vai permitir articular de uma forma muito mais coerente e efetiva a nossa cooperação bilateral com Angola, o que é importante para imprimir maior eficácia. Foi possível conhecer os grandes desafios que se colocam a este país».

«Acho que os sinais são muito encorajadores e positivos, agora temos que os trabalhar» disse ainda Teresa Ribeiro, referindo-se aos contactos que teve com empresas portuguesas a operar em Angola.

A Secretária de Estado concluiu, sublinhando o apoio militante angolano à eleição de António Guterres para o cargo de secretário-geral das Nações Unidas, numa altura em que o país é membro não permanente do Conselho de Segurança.

Ao longo dos três dias em Angola, a Secretária de Estado manteve mais de 15 reuniões, nomeadamente audiências em separado com seis Ministros e quatro Secretários de Estado, de setores como as Finanças, a Agricultura, a Saúde, o Planeamento do Território, a Energia e as Águas, a Educação, o Ensino Superior e as Relações Exteriores.

Nos próximos meses estão também previstas visitas Angola por parte do Primeiro-Ministro, António Costa, e do Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.