Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2016-09-30 às 15h21

Mercado chinês é a grande aposta para exportar carne de frango

O Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, sublinhou a oportunidade que os mercados asiáticos representam para os criadores de aves exportarem o seu produto.

«São mercados com uma enorme população, onde há uma classe média emergente e, portanto, quer no plano bilateral, quer no contexto da União Europeia, a abertura de novos mercados é uma prioridade muito grande do Governo», afirmou o Ministro.

Estas declarações foram feitas em Lisboa, à saída da assembleia-geral da AVEC, a associação europeia que representa cerca de 95% da produção e do comércio de carne de aves europeu.

O Ministro da Agricultura acrescentou que «o Governo tem em curso mais de 150 processos de abertura de mercados para diversos produtos, onde se inclui a carne de frango, em cerca de 20 países».

«O mercado chinês é a grande aposta para o frango, mas os restantes mercados asiáticos são vistos como grandes oportunidades, mais até do que os mercados sul-americanos, onde a concorrência é maior e os custos de produção são bastante mais baixos do que na Europa», referiu ainda Capoulas Santos.

O Ministro concluiu, afirmando que «a indústria das aves emprega, em Portugal, 20 mil pessoas e é excedentária em termos de carne de frango, ultrapassando em mais de 3% as necessidades internas».