Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2016-09-29 às 19h16

Governo quer acordo de médio prazo com parceiros sociais para o aumento do salário mínimo nacional

O Ministro do Trabalho, José António Vieira da Silva, afirmou que o Governo quer estabelecer um acordo de médio prazo com os parceiros sociais, que englobe o aumento do salário mínimo nacional, porque ser positivo para Portugal.

«O País ficaria todo a ganhar se houvesse acordo», afirmou o Ministro em declarações aos jornalistas, à saída de uma reunião plenária da Comissão Permanente de Concertação Social.

A Comissão debateu o 2.º Relatório de Acompanhamento do Acordo sobre a Retribuição Mínima Mensal Garantida (RMMG 2016) e iniciou a discussão sobre a atualização desta remuneração para 2017.

Vieira da Silva apresentou aos parceiros sociais três cenários possíveis para o aumento do salário mínimo nacional: um acordo de médio prazo, um acordo parcial, e um valor a decidir pelo Governo, depois de ouvidos os parceiros.

«O Governo deseja promover um acordo de médio prazo com os parceiros sociais», referiu o Ministro, considerando que ainda há tempo para a sua negociação, apesar de esta retribuição ser atualizada no dia 1 de janeiro.

De acordo com Vieira da Silva, a meta do salário mínimo de 600 euros, a atingir até ao fim da legislatura, continua a ser o objetivo do Governo.

O salário mínimo nacional foi aumentado em janeiro de 2016, de 505 euros para os 530 euros, o que representa uma subida nominal de 5% e um aumento real de 3,7%.