Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2016-09-21 às 13h32

«Só vamos a algum lado se houver mais conhecimento»

Primeiro-Ministro António Costa na entrega dos Prémios Ciência na Escola da Fundação Ilídio Pinho, Palmela, 21 setembro 2016

«Só vamos a algum lado se houver mais conhecimento», afirmou o Primeiro-Ministro, António Costa, acrescentando que, «para haver mais conhecimento são essenciais duas coisas: cultura e ciência».

Estas declarações foram feitas na entrega dos prémios do projeto Ciência na Escola da Fundação Ilídio Pinho, em Palmela, onde esteve também o Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.

«Se juntarmos à cultura e à ciência a educação, é o que nos permite difundir esse conhecimento, tornando-o acessível a todos os cidadãos», acrescentou o Primeiro-Ministro.

Desenvolvimento e inovação

«Com o conhecimento acessível a todos os cidadãos, podemos vir a ter um País mais desenvolvido», afirmou ainda António Costa.

O Primeiro-Ministro acrescentou: «Um país só se desenvolve se inovar, se fizer coisas novas que gerem maior valor, porque só produzindo maior valor temos mais empresas, postos de trabalho e riqueza distribuída por todos».

«Esta é, em síntese, a visão e o projeto que temos para o País: desenvolvê-lo com base na cultura, ciência e educação. É disso que o País precisa», sublinhou António Costa.

Empreendedorismo

«Hoje é um dia de sorte e muito feliz para mim, porque passei aqui esta manhã e vou estar à tarde na apresentação do maior evento mundial de empreendedorismo, de novas empresas com base em inovação, que nos próximos cinco anos se vai realizar em Portugal, que é a conferência Web Summit 2016», afirmou também António Costa.

O Primeiro-Ministro acrescentou: «Hoje vamos conhecer as 66 empresas portuguesas, formadas por jovens de todo o País, que foram selecionadas para estar no Web Summit 2016, e que nos vão representar no maior evento mundial em matéria de inovação».

«O trabalho que aqui se está a fazer com as crianças do pré-escolar, do primeiro ciclo, do segundo e terceiro ciclos, do secundário, um dia será um trabalho que, certamente, dará lugar a novas empresas, a novos produtos, nova inovação e novas empresas que, daqui a 20 anos estão na Web Summit», concluiu.

 

Foto: Primeiro-Ministro António Costa na entrega dos Prémios Ciência na Escola da Fundação Ilídio Pinho, Palmela, 21 setembro 2016