Notícias
A iniciativa Road 2 Web Summit, que antecipa o maior evento de empreendedorismo tecnológico do mundo, que se vai realizar em Lisboa, em novembro, decorreu a 21 de setembro com a presença do Primeiro-Ministro.
Num dia dedicado ao ecossistema empreendedor do País, organizado pela Startup Portugal, em parceria com o próprio Web Summit, que decorreu no Hub Criativo do Beato, em Lisboa, estiveram presentes cerca de 400 fundadores de startups, dezenas de responsáveis de incubadoras de empresas de todo o País, investidores, empresários e especialistas em tecnologia.
Decorreu também o concurso nacional de igual nome - Road 2 Web Summit - organizado com o apoio técnico da Portugal Ventures para escolher as startups portuguesas que vão representar Portugal no Web Summit.
66 startups vencedoras
Neste concurso, inscreveram-se 237 startups de todo o País e foram 170 as startups aprovadas para fazer apresentações de três minutos, perante um júri e, no final do dia, foram anunciadas as 66 vencedoras. Para além de entradas gratuitas para o Web Summit, as vencedoras do concurso terão direito a frequentar ações de formação intensiva, que decorrerão em Braga e em Lisboa.
O programa do evento de incluiu, também, diversos workshops e sessões de mentoria destinados a preparar os empreendedores portugueses para tirarem o melhor partido do Web Summit.
Paralelamente, decorreu, no mesmo espaço, o 1.º Encontro Nacional de Incubadoras.
No evento foram ainda anunciadas duas medidas da Estratégia Nacional para o Empreendedorismo - Startup Portugal.
Vale de Incubação
Abriram a 21 de setembro as candidaturas ao Vale de Incubação, apoio destinado a promover a integração de empreendedores e startups no ecossistema, através da contratação dos serviços profissionais de apoio ao desenvolvimento de negócio, prestados pelas incubadoras.
Consiste num apoio de cinco mil euros por candidatura aprovada. O montante global destinado a esta medida são 10 milhões de euros, financiados pelos programas operacionais do Portugal 2020.
A seleção dos projetos a apoiar contará com o apoio da Rede Nacional de Incubadoras. Há um limite de 20 projetos incubados apoiados pelo Vale de Incubação por cada incubadora. Esta medida terá como consequência o reforço da autonomia financeira das incubadoras com base num sistema de mérito, promovendo uma maior competitividade e profissionalismos das mesmas.
O regulamento e as candidaturas estão disponível no site do Balcão2020, até 30 de dezembro de 2016. As startups que tenham acesso a este Vale poderão usá-lo em Incubadoras que tenham sido certificadas pelo IAPMEI num processo que decorreu no último mês.
Neste processo candidataram-se 120 incubadoras de todo o país, tendo sido acreditadas cerca de 80.
Startup Voucher
Abriram a 21 de setembro as candidaturas ao Startup Voucher, um apoio destinado a projetos empreendedores na fase da ideia. Consiste numa bolsa de cerca de 700 euros mensais durante um ano.
A Rede Nacional de Incubadoras será responsável pela seleção de projetos a apoiar. As candidaturas abrem ainda em 2016 e podem candidatar-se todos os jovens com menos de 35 anos e que pretendam criar uma startup em Portugal.
O regulamento e as candidaturas estão disponíveis no site do IAPMEI e estarão abertas por um período de 2 meses.
Modal galeria