Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2016-09-20 às 16h46

Franceses procuram cada vez mais Portugal para viajar e morar

Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho

A Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, afirmou que «há uma vontade acrescida dos franceses em visitarem Portugal» e comprarem casa no País, numa declaração à agência Lusa, em Paris, onde o Salão Internacional da Indústria do Turismo e da Viagem.

«Cerca de dois milhões de franceses visitaram Portugal no ano passado e este ano estamos a crescer 20%, quer no número de franceses que nos visitam, quer também nas receitas turísticas do mercado francês», afirmou.

«Há aqui uma vontade acrescida dos franceses em visitarem Portugal, comprarem casa, com muitos franceses a optarem por Portugal para fazerem as suas reformas», acrescentou a Secretária de Estado.

Ana Mendes Godinho visitou o stand do Turismo de Portugal - no qual estão presentes 32 empresas, incluindo quatro em início de atividade (startup) - destacou que a participação nacional assenta no reconhecimento da «importância que o mercado francês tem crescentemente em Portugal».

Franceses em terceiro entre os turistas

Portugal, «neste momento, passou para terceiro destino» dos franceses, ultrapassando a Alemanha. «Em termos de hóspedes, temos Reino Unido, Espanha e França» de janeiro a julho», explicou Ana Mendes Godinho.

A Secretária de Estado disse que o destino mais popular para os franceses é Lisboa, «mas curiosamente todas as regiões estão a crescer em termos de procura turística por parte do mercado francês, o Centro, o Alentejo, o Norte, e também o Algarve, e os franceses estão a descobrir muito o interior do País», nomeadamente «trilhos de natureza, passeios de bicicletas, aldeias e comunidades autênticas».

O investimento na promoção de Portugal em França aumentou 20%, com «500 artigos publicados sobre Portugal na imprensa francesa» de janeiro a julho, referiu, acrescentando que o País «se conseguiu afirmar pela capacidade de surpreender as pessoas».

Ao mesmo tempo, a compra de imóveis por franceses continua a crescer. «Este ano o mercado francês está a crescer cerca de 30% na compra de imóveis em Portugal e tem um papel muito importante, nomeadamente na reabilitação do imobiliário e dos centros históricos».

«Temos muitos franceses que, neste momento, vivem em Portugal - não só reformados, mas também jovens que estão a decidir viver em Portugal», afirmou.

Tags: turismo, França
Áreas:
Economia