Notícias
Modal galeria
«O interior é prioridade do Governo», afirmou o Ministro Adjunto, Eduardo Cabrita, acrescentando que «o interior é uma oportunidade e, por isso, até ao final deste mês, serão divulgadas as medidas que integram o programa de coesão territorial para a sua valorização». Estas declarações foram feitas em Vila de Rei, no âmbito das comemorações do feriado municipal do concelho.
Acrescentando que «a aposta do Governo se traduz em medidas concretas», o Ministro exemplificou com «o regime de incentivos à fixação de médicos no interior, a reabertura de tribunais que foram encerrados numa lógica de proximidade ou a entrada em funcionamento do regime de gasóleo profissional», já em vigor em quatro áreas do interior.
«As regiões do interior do País têm de ultrapassar a dimensão fatalista e assistencialista, e ser olhadas como uma oportunidade», sublinhou Eduardo Cabrita.
Políticas para as pessoas
O Ministro referiu ainda que esta será uma semana decisiva, devido às negociações que decorrem com a Associação Nacional de Municípios Portugueses para a definição do alargamento da atribuição de competências aos municípios nas áreas do ambiente, ação social, educação e saúde.
«Não há maior inimigo da família do que a precariedade, a instabilidade e o desemprego», disse Eduardo Cabrita, defendendo «uma política integrada de médio-longo prazo» para as medidas dirigidas às pessoas.
E concluiu: «Por um lado, políticas sociais. Por outro lado, uma valorização do interior, o apoio à escola pública e à saúde para todos, elementos estruturais de uma verdadeira política de família e de uma verdadeira aposta nas regiões do interior».
Foto: Ministro Adjunto, Eduardo Cabrita, nas comemorações do feriado municipal de Vila de Rei, 19 setembro 2016
Modal galeria