Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2016-09-12 às 18h02

Governo e municípios vão modernizar 200 escolas

Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, na abertura do ano letivo no Centro Escolar do Castro, Ponte da Barca, 12 setembro 2016 (Foto: Arménio Belo/Lusa)

O Ministro da Educação afirmou que o Governo vai celebrar acordos com mais de 70 municípios para modernizar 200 escolas num investimento superior a 200 milhões de euros, dos quais 168 milhões «estão preparados para serem assinados».

No final da assinatura dos primeiros acordos, em Paredes de Coura, Tiago Brandão Rodrigues afirmou que «todas estas intervenções nas escolas públicas portuguesas estavam mapeadas nos fundos do Portugal 2020».

Trata-se de «um pacote substancial de fundos estruturais que se irão aplicar em muitos estabelecimentos de ensino em Portugal que necessitavam de intervenção».

«Agora tivemos oportunidade de tirar do papel e contratualizar com muitos dos municípios de Portugal continental para que as obras efetivamente se façam», acrescentou.

19 milhões de euros já atribuídos em nove municípios

Para já, foram assinados acordos de colaboração no valor de 19 milhões de euros, que correspondem a 13 intervenções em escolas do segundo e terceiro ciclos do ensino básico e secundárias de Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença e Viana do Castelo.

Tiago Brandão Rodrigues destacou que estes 19 milhões de euros «vão melhorar em muito o novo sistema de educação». O investimento abrangerá um total de 8056 alunos e cumpre «uma promessa incluída no Programa do Governo e o desejo dos autarcas de uma rápida aplicação dos fundos comunitários».

Ano letivo arranca com «serenidade e tranquilidade»

Em Ponte da Barca, o Ministro afirmou que o ano letivo começou com «serenidade e tranquilidade» e destacou que os professores estão «todos colocados a tempo».

«É bom poder trazer à escola a serenidade e tranquilidade que a escola merece, poder trazer a todos os agentes educativos, poder trazer às famílias, com quem hoje tive a oportunidade de falar, essa tranquilidade e serenidade para o início de ano letivo», disse.

Tiago Brandão Rodrigues referiu que foram ocupados todos os horários solicitados pelas escolas, pelo que «estão preenchidas todas as condições para que o ano escolar possa começar sem nenhum problema».

Assistentes operacionais

O Ministro destacou ainda que este ano «há mais assistentes operacionais do que tradicionalmente», tendo em conta que a 1 de setembro foram renovados os contratos com 2900 assistentes.

«Neste momento, estamos a monitorizar com os diretores de escolas e com os delegados regionais as possíveis faltas de assistentes operacionais para depois podermos preencher estes lugares para que o ano letivo possa continuar com esta tranquilidade, tão saudada e tão importante para nós», concluiu.

 

Foto: Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, na abertura do ano letivo no Centro Escolar do Castro, Ponte da Barca, 12 setembro 2016 (Foto: Arménio Belo/Lusa)