Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2016-09-02 às 10h12

Defesa cede Torreão e Ala Oeste dos edifícios do Terreiro do Paço à Câmara Municipal de Lisboa

Secretário de Estado da Defesa Nacional, Marcos Perestrello, na assinatura do protocolo

A porta do edifício do Torreão do Terreiro do Paço foi o cenário escolhido para mais uma parceria da Defesa Nacional com a Câmara Municipal de Lisboa (CML).

O Secretário de Estado da Defesa Nacional, Marcos Perestrello, juntamente com o Secretário de Estado Adjunto do Tesouro e das Finanças, Ricardo Mourinho Félix, marcou presença na cerimónia de assinatura do protocolo que cede à Câmara Municipal de Lisboa o edifício do antigo Ministério do Exército e de toda a Ala Oeste do Terreiro do Paço.

Durante a sua intervenção, e após a assinatura do auto de cedência, Marcos Perestrello referiu o agrado com que testemunha e participa na «devolução desta praça às pessoas» e destacou a compreensão do Exército em todo o processo de desocupação e cedência do espaço, colaborando através da »transformação da Praça do Terreiro do Paço».

«Daqui a poucos meses esta parte da praça terá muito mais vida do que tem hoje e será usufruída sobremaneira pela população», afirmou o Secretário de Estado da Defesa Nacional, agradecendo em nome da Defesa Nacional o facto de «poder contribuir para a melhoria das condições desta cidade e do País».

O mesmo agrado refletiu-se no discurso do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, que referiu a importância desta parceria para a evolução da cidade de Lisboa e de dinamização de «uma das mais belas praças da Europa». »Lisboa ganha mais com estes projetos. Construímos um pouco mais do futuro da cidade de Lisboa», afirmou Fernando Medina.

A Ala Oeste e o Torreão eram os únicos espaços do Terreiro do Paço que ainda não se encontravam a cargo da CML. Fernando Medina assegurou que o espaço será totalmente rentabilizado com «nascimento de novas atividades» e de projetos que reforcem a «atratividade da cidade».

O imóvel, com uma área útil de 338 metros quadrados, e com vista sobre o Tejo, foi cedido por um período de 45 anos, por um valor de cerca de 400 mil euros.

 

Foto: Secretário de Estado da Defesa Nacional, Marcos Perestrello, na assinatura do protocolo que cede à Câmara Municipal de Lisboa o edifício do antigo Ministério do Exército e de toda a Ala Oeste do Terreiro do Paço, Lisboa, 1 setembro 2016