Notícias
Modal galeria
A Ministra da Administração Interna afirmou que o «dispositivo de combate a incêndios é robusto, capaz, bem treinado e foi sendo desenvolvido, e está adequado, para fazer face a grandes fenómenos com alguma severidade», acrescentou.
Constança Urbano de Sousa referiu que, apesar de o País estar a atravessar um período em que a «severidade meteorológica foi de tal forma excecional que excede as previsões daquilo que seria razoável, o dispositivo tem estado a responder com enorme determinação».
A Ministra destacou o esforço «absolutamente heroico» de todos os operacionais que estão no terreno a combater, com «uma enorme concentração na região norte de fogos e um número absolutamente anormal de ignições».
Resposta de Marrocos
A rápida resposta ao pedido de auxílio por parte de Marrocos foi assinalada por Constança Urbano de Sousa: «Ontem à noite [10 de agosto], às 19h30, falei com o Ministro do Interior marroquino e de manhã já estavam os dois Canadair marroquinos a operar aqui em Castelo de Paiva».
Por outro lado, disse que estava «à espera de uma maior solidariedade» dos países europeus. Em Viana do Castelo, há dois Canadair espanhóis a atuar, esperando-se também para a tarde a chegada de um italiano.
Penas para incendiários
A Ministra da Administração Interna afirmou que «muitos destes fogos são postos» e que o agravamento das penas para incendiários é uma questão que tem de ser considerada seriamente.
Constança Urbano de Sousa declarou ainda que se impõe «uma maior consciência cívica quanto às questões de proteção civil, porque qualquer cidadão tem de pensar duas vezes antes de agir».
«O simples acionar de uma máquina rebarbadora para se fazer um trabalho agrícola pode provocar um incêndio de grandes proporções», acrescentou.
Foto: Ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, após uma reunião sobre os incêndios no concelho de Arouca, 11 agosto 2016 (Foto: José Coelho/Lusa)
Modal galeria