Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2016-08-04 às 17h55

Portugal com 92 atletas nos Jogos Olímpicos do Rio

Cerimónia de hastear da B«bandeira de Portugal na Aldeia dos Atletas, na Zona Internacional da Aldeia Olímpica, Rio de Janeiro, Brasil, 4 agosto 2016 (Lusa)

A participação olímpica nacional nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro começa a 4 de agosto com o jogo entre Portugal e Argentina a contar para o torneio masculino de futebol. O início oficial, no entanto, só está marcado para a noite de 5 de agosto.

Portugal terá a sua segunda maior comitiva da história. Com 92 atletas (62 em provas masculinas e 30 em femininas), o número total só é ultrapassado pelo dos Jogos Olímpicos de Atlanta em 1996, quando teve 107 participantes.

O destaque nacional da cerimónia de apresentação das comitivas será o porta-estandarte João Rodrigues. Aos 44 anos, o velejador do Funchal vai participar pela sétima vez nos Jogos Olímpicos, um recorde entre atletas portugueses.

Tudo começou em Barcelona, em 1992, quando 26 dos 92 participantes portugueses ainda não tinham nascido. Apesar de nunca ter conquistado uma medalha, João Rodrigues esteve perto quando foi sexto classificado em Atenas 2004.

Medalhados olímpicos

Portugal entra no Rio de Janeiro com a possibilidade de aumentar o recorde de edições consecutivas a conquistar medalhas. A última vez que ficou em branco foi em 1992 e desde então leva cinco Jogos seguidos com atletas no pódio.

Três deles vão participar no Brasil: Nelson Évora foi campeão do triplo salto em Pequim 2008 e a dupla da canoagem, composta por Fernando Pimenta e Emanuel Silva, terminou no segundo lugar na prova de K2 - 1000 metros.

Nelson Évora é também um dos quatro campeões olímpicos que Portugal já teve, sucedendo a Carlos Lopes (1984, maratona em Los Angeles), Rosa Mota (1988, maratona em Seul) e Fernanda Ribeiro (1996, 10 mil metros em Atlanta).

No total, Portugal conquistou 23 medalhas: quatro de ouro, oito de prata e onze de bronze. Com a primeira participação nos Jogos Olímpicos de Estocolmo em 1912, na edição em que o porta-estandarte Francisco Lázaro morreu depois de competir na maratona, foi preciso esperar 12 anos para conquistar a primeira medalha.

Em Paris, em 1924, Aníbal Borges d’Almeida, Hélder de Sousa Martins e José Mouzinho de Albuquerque terminaram no terceiro lugar do Prémio das Nações por equipas, na equitação.

Predomínio do atletismo

Portugal só conquistou a primeira medalha olímpica no atletismo em 1976, já com a influência do recentemente falecido professor Moniz Pereira no segundo lugar de Carlos Lopes nos 10 mil metros, mas não foi preciso esperar muito tempo para que a modalidade se assumisse como a principal fonte de presenças no pódio.

Além de todos os campeões olímpicos serem do atletismo, dez das 23 medalhas conquistadas no total foram alcançadas nesta modalidade. Seguem-se a vela com quatro, a equestre com três, e a canoagem, o ciclismo, o tiro, o triatlo, a esgrima e o judo com uma.

No Rio de Janeiro, o atletismo voltará a ser a modalidade com mais atletas: 24. O futebol surge na segunda posição, com 18.

No total, Portugal vai estar presente em 16 modalidades, só ficando atrás das 18 de Atlanta 1996. Além do atletismo e do futebol, também haverá atletas nacionais no badminton, canoagem, ciclismo, equestre, ginástica, ginástica artística, golfe, judo, lutas amadoras, natação, taekwondo, ténis, ténis de mesa, tiro, tiro com armas de caça, triatlo e vela.

O chefe da missão portuguesa, José Garcia, afirmou o otimismo para o Rio de Janeiro: «Esperamos que estes atletas, habituados a conquistar resultados de excelência a nível mundial, em campeonatos do mundo e da Europa, consigam fazer o melhor resultado de sempre e façam aquilo que ambicionámos».

Do outro lado da competição

Nem só de atletas se vai fazer a participação portuguesa nos Jogos Olímpicos. No Rio de Janeiro haverá também vinte árbitros portugueses.

O atletismo volta a aparecer no topo, com quatro elementos, seguido da ginástica, ténis e vela com três, do equestre com dois e da canoagem, ciclismo, golfe, taekwondo e ténis de mesa com um.

No atletismo, Jorge Salcedo participará pela quarta vez, depois de já o ter feito em Sydney 2000, Atenas 2004 e Pequim 2008.

 

Foto: Cerimónia de hastear da B«bandeira de Portugal na Aldeia dos Atletas, na Zona Internacional da Aldeia Olímpica, Rio de Janeiro, Brasil, 4 agosto 2016 (Lusa)