Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2016-07-27 às 13h21

«Uma boa notícia para Portugal e para o espírito europeu»

Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva
Declaração sobre o cancelamento das sanções a Portugal

A decisão da Comissão Europeia de recomendar o cancelamento das sanções a Portugal pelo não cumprimento dos limites do défice orçamental em 2013-2015 «é uma boa notícia para Portugal, para a Europa, para o espírito europeu e para o espírito da construção europeia», afirmou o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, numa declaração em Lisboa.

O Ministro referiu que a Comissão Europeia soube assumir «o seu papel de guardiã dos tratados e do espírito europeu».

Santos Silva disse ainda que a decisão da Comissão mostrou que «os argumentos de Portugal são argumentos sólidos» e que «a razão estava e está do nosso lado, e o hoje o que fez o colégio de comissários foi dar razão a Portugal e ao Governo português».

O Ministro afirmou igualmente que esta decisão mostrou que «vale a pena jogar o jogo europeu», o que significa «compreender os argumentos dos outros» e apresentar os nossos, «trabalhar com as instituições europeias, defendendo o interesse nacional».

Santos Silva destacou ainda o consenso nacional contra a aplicação de sanções, que envolveu todos os órgãos de soberania.