Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2016-07-20 às 14h55

Governo aplica descontos de 15% em autoestradas no interior e no Algarve

Ministro do Planamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, antes da sessão de apresentação do Plano de Mobilidade para o Interior, Covilhã, 20 julho 2016 (Foto: António José/Lusa)

O Ministro do Planeamento e das Infraestruturas afirmou que o Governo vai aplicar um desconto de 15% a todos os veículos que circulem, a partir de 1 de agosto, em autoestradas maioritariamente localizadas no interior do País e no Algarve.

A medida, um esforço para apoiar o interior, vai ser aplicada nas autoestradas A23 (Torres Novas-Guarda), A22 (Lagos-Vila Real de Santo António), A24 (Viseu-Vila Verde de Raia), A4 (no troço Amarante-Quintanilha), e A25 (no troço Albergaria-a-Velha-Vilar Formoso).

Na cerimónia de apresentação do Plano de Mobilidade para o Interior, na Covilhã, Pedro Marques disse qua medida implica um esforço financeiro significativo, mas comportável.

O Ministro referiu que as alterações efetuadas podem representar uma diminuição de receita de 13,6 milhões de euros.

Este esforço impunha-se «para apoiar o desenvolvimento do Interior, a fixação de emprego, a fixação de empresas e para apoiar a mobilidade das populações».

Corredor Ferroviário Internacional Norte

Pedro Marques afirmou também que o Governo vai avançar com a intervenção no Corredor Ferroviário Internacional Norte, nas linhas da Beira Alta e Baixa.

«São quase 700 milhões de euros no total do Corredor Internacional Norte», disse o Ministro, acrescentando que «é um grande investimento, é uma grande prioridade, com um forte financiamento dos fundos comunitários, felizmente, porque a ferrovia é uma prioridade para Portugal, mas também para a Europa».

O Ministro referiu que o plano está enquadrado numa aposta clara na ferrovia que tem o objetivo de «favorecer o desenvolvimento integrado do Interior», com base na competitividade do transporte ferroviário de mercadorias e de pessoas.

O plano prevê a modernização da Linha da Beira Alta e a conclusão da eletrificação da Linha da Beira Baixa entre a Covilhã e a Guarda, troço que está desativado desde 2009.

 

Foto: Ministro do Planamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, antes da sessão de apresentação do Plano de Mobilidade para o Interior, Covilhã, 20 julho 2016 (Foto: António José/Lusa)