Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2016-07-15 às 11h26

Primeiro-Ministro sublinha importância da solidariedade europeia no combate à ameaça terrorista

Primeiro-Ministro sobre o atentado terrorista em Nice (Francês) - Imagens RTP

«O atentado não é apenas à cidade de Nice», afirmou o Primeiro-Ministro António Costa referindo-se ao camião que, no dia 14 à noite, atingiu uma multidão que festejava na rua o Dia da tomada da Bastilha na cidade francesa.

Estas declarações foram feitas em Viana do Castelo, na apresentação do investimento do grupo franco-japonês Howa Tramico.

Apresentando as suas condolências, e firmando a sua amizade e solidariedade ao povo francês, o Primeiro-Ministro acrescentou que este «foi um atentado que tocou todos os europeus, e isso significa uma mensagem muito clara».

«O que é que deve fazer a Europa no futuro? Deve centrar-se sobre os problemas reais e concretos das pessoas, e isso quer dizer a solidariedade da Europa para combater a ameaça terrorista transnacional a que fazemos frente, e que ameaça a civilização europeia», referiu António Costa.

O Primeiro-Ministro disse também já ter transmitido as condolências ao Presidente da República de França, François Hollande, e ao Primeiro-Ministro, Manuel Valls.

António Costa realçou ainda que, «hoje todos os europeus partilham mais do que os grandes valores da Liberdade, Igualdade e da Fraternidade» que se celebravam no 14 de Julho.

«Hoje todos os europeus partilham também o sofrimento da França e dos franceses», concluiu.

As autoridades francesas anunciaram o prolongamento, por mais três meses, do estado de emergência que vigora no País desde o ano passado.