Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2016-07-15 às 20h36

Primeiro-Ministro na apresentação de investimentos que vão criar cerca de 250 empregos

Primeiro-Ministro António Costa cumprimenta trabalhador dos estaleiros West Sea, Viana do Castelo, 15 julho 2016 (Foto: Estela Silva/Lusa)

O Primeiro-Ministro António Costa presidiu à apresentação de dois investimentos de empresas do setor automóvel e à assinatura de um contrato de encomenda no setor naval, em Viana do Castelo.

O primeiro investimento, no valor de 12 milhões de euros, representa a instalação em Portugal da primeira fábrica da multinacional japonesa Howa Tramico Automotive, que vai criar cerca de 70 empregos. A fábrica, que produz componentes para automóveis, deverá entrar em funcionamento em abril de 2017.

A fábrica de Viana do Castelo vai produzir produtos têxteis e espumas para isolamento térmico e acústico dos tejadilhos e painéis laterais para portas de automóveis, para as principais marcas e estimando atingir uma faturação anual de mais de cinco milhões de euros.

O grupo Howa, fundado no Japão em 1955, que tem fábricas em 13 países e emprega mais de três mil pessoas, reservou um terreno na mesma zona industrial para eventual construção de mais uma unidade.

O segundo investimento, da multinacional francesa Eurostyle Systems, que produz componentes para automóveis, é de 18 milhões de euros em duas novas fábricas de peças injetadas de plástico para componentes da indústria automóvel, que deverão atingir os cem postos de trabalho diretos em 2019.

A primeira fábrica, orçada em 10 milhões de euros, deverá iniciar a laboração em março de 2017. A construção da segunda unidade, estimada em oito milhões de euros, está prevista para 2018.

A empresa espera que as novas fábricas tenha uma faturação anual na ordem dos em 20 milhões de euros, produzindo componentes para os novos modelos da PSA Citroen em Vigo, na Galiza, e em Mangualde, no distrito de Viseu, para a fábrica espanhola da Renault, e para as unidades da Volkswagen em Portugal e Espanha.

Criado em 1986, o grupo emprega cerca de 1500 pessoas em vários países, trabalhando para as principais marcas automóveis.

Indústria naval

O Primeiro-Ministro presidiu também à assinatura de um contrato de concessão de apoio financeiro que visa o investimento na construção de dois navios-hotel entre a Priority Dolphin, da Douro Azul, e a AICEP. Os navios vão ser construídos pelos Estaleiros West Sea, do grupo Martifer, em Viana do Castelo.

O contrato de concessão de apoio financeiro enquadra-se no Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, Compete 2020, dá um incentivo financeiro reembolsável à taxa zero para aplicação no montante de investimento global de 26 milhões de euros, sendo que a comparticipação comunitária através do programa SI Inovação é de nove milhões de euros».

Os dois navios-hotel deverão começar a sua operação de cruzeiros turísticos de 8 dias no Douro, em março de 2017.

A introdução destes navios na operação regular vai criar 70 postos de trabalho directos e aumentar o volume de exportações do grupo em mais de oito milhões de euros.

Os dois navios-hotel vão contribuir para o crescimento e internacionalização do Grupo Mystic Invest, que faz cruzeiros fluviais em 12 destinos diferentes de quatro continentes.

O Primeiro-Ministro visitou ainda a empresa Kyaia, que fabrica a marca de calçado Fly London, para assistir à apresentação do novo software de gestão de fábricas desenvolvido pela Universidade do Minho, pelo InescTec e pela CEI.

A Kyaia exportou mais de um milhão de pares de sapatos em 2015.

 

Foto: Primeiro-Ministro António Costa cumprimenta trabalhador dos estaleiros West Sea, Viana do Castelo, 15 julho 2016 (Foto: Estela Silva/Lusa)