Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2016-06-30 às 18h01

Ministra da Justiça afirma que advogados têm de acompanhar mudanças na sociedade

Ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, na abertura das comemorações dos 90 anos da Ordem dos Advogados, Cascais, 30 junho 2016 (DR)

A Ministra da Justiça afirmou que os advogados têm de acompanhar as transformações da sociedade de forma a garantir a liberdade e a segurança dos cidadãos.

«A nossa sociedade vivencia um processo de transformação acelerada que o Direito tem tido dificuldade em acompanhar. Há uma nova gama de referências jurídicas», disse Francisca Van Dunem na abertura das comemorações dos 90 anos da Ordem dos Advogados, em Cascais.

A Ministra disse que o mundo está a entrar num «caminho sem retorno» e que será obrigatório fazer um «reajustamento do lugar da Justiça no mundo do Direito».

Para Francisca Van Dunem, as crises económicas, financeiras e bancárias fizeram com que surgissem «esquemas de governance com uma lógica muito própria».

Novos desafios

«Perante a fragilidade de um banco, o que fazer? Há toda esta lógica de governance nova, que coloca saberes cruzados entre o Direito administrativo e Direito Constitucional», referiu.

Francisca Van Dunem acrescentou que o terrorismo e o crime à escala global fizeram como que se viva «paredes meias com o medo, insegurança, explosão e pobreza».

«Interpelo-os para estas realidades», disse a Ministra, acrescentando: «A única certeza que temos reside nos nossos valores. É verdade que as condições deste tempo exigem evolução do pensamento. Não podemos operar com os mesmos quadros de antigamente».

«Só a Justiça assegura a liberdade e segurança de todos, sejam quais forem as realidades emergentes e metamorfoses do Direito» concluiu.

 

Foto: Ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, na abertura das comemorações dos 90 anos da Ordem dos Advogados, Cascais, 30 junho 2016 (DR)