Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2016-06-29 às 17h43

«Há um potencial interessante de relações» com a Rússia

O Ministro da Economia afirmou que entre Portugal e a Rússia «há um potencial interessante de relações», no final da reunião da Comissão Mista dos dois países que decorreu em Lisboa.

«Há um potencial de grande crescimento em produtos da área agroalimentar que não estão sujeitos ao embargo», que também não podem ser exportados por razões sanitárias, afirmou Manuel Caldeira Cabral, destacando também as áreas do turismo, da ciência e da construção civil.

O Ministro acrescentou que há perspetivas para que Portugal possa começar a exportar para a Rússia produtos como frutas, legumes e leite além dos que já exporta, como vinho ou cortiça.

A Rússia decidiu embargar alguns produtos europeus, entre os quais o leite e a carne de porco, na sequência da condenação do seu apoio a separatistas do leste da Ucrânia pela União Europeia.

Protocolos assinados

A Comissão Mista Portugal-Rússia ficou também marcada pela assinatura de protocolos de cooperação na área do turismo, para promover mais visitantes a Portugal e a colaboração em termos de formação na área do turismo, e de colaboração científica na área da nanotecnologia.

«O mercado russo é de grande dimensão, contando com cerca de 100 mil visitantes a Portugal, e mostra interesse em crescer», referiu Caldeira Cabral, destacando a recente, desde maio, ligação aérea entre os dois países.

O Ministro da Economia afirmou ainda que as empresas portuguesas são bem-vindas no mercado russo, podendo assim encontrar novas oportunidades para expandir os seus negócios.