Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2016-06-24 às 15h24

Ministro dos Negócios Estrangeiros visita Cuba

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, realizará uma visita oficial a Cuba, entre 26 e 28 de junho, na qual manterá encontros políticos, nomeadamente com o Ministro das Relações Exteriores, Bruno Rodríguez Parrilla, o Ministro do Comércio Externo, Rodrigo Malmierca Díaz, o Ministro da Cultura, Julián González Toledo e o Ministro da Educação Superior, Rodolfo Alarcón Ortiz.

O Ministro será ainda recebido pelo Primeiro Vice-Presidente do Conselho de Estado e de Ministros, Miguel Díaz-Canel Bermúdez.

Esta visita oficial assume um significado político muito relevante no contexto atual das relações bilaterais entre Portugal e Cuba. Da agenda política e económica constam, entre outros assuntos, a cooperação existente e potencial nas áreas da Saúde, Educação, Turismo, Ensino Superior, Indústria, Defesa e Cultura.

Exportações

Note-se que, em 2015, as exportações portuguesas para aquele país cresceram mais de 30% relativamente a 2014, atingindo mais de 45 milhões de euros, a cifra mais alta dos últimos cinco anos. Em 2016, os dados conhecidos até março mostram um crescimento de 10% em relação a idêntico período de 2015.

No âmbito da promoção da língua portuguesa em Cuba, destaca-se a criação, pela primeira vez, de um Leitorado de Português junto da Universidade de Havana, que deverá iniciar o seu funcionamento em setembro deste ano.

Durante a visita serão ainda assinados dois acordos de cooperação bilateral: um acordo entre Institutos Diplomáticos e um Programa de Cooperação Multissetorial nas áreas da Língua, Educação, Ciência, Cultura, Desporto, Juventude e Comunicação Social.

Agenda

No dia 27 de junho, à tarde, na residência do Embaixador de Portugal em Havana, o Ministro terá um encontro com empresários portugueses e com a comunidade lusófona em Cuba.

No dia 28 de junho, pelas 11h00, o Ministro dos Negócios Estrangeiros fará uma conferência intitulada «América Latina, Caraíbas e Europa: política, cultura e economia» no Instituto Superior de Relações Internacionais de Havana.