Notícias
O Ministro Adjunto, Eduardo Cabrita, participou na última de um conjunto de reuniões que a Unidade de Missão para a Valorização do Interior (UMVI) realizou com as comunidades Intermunicipais do interior e dos territórios de baixa densidade.
O objetivo destas reuniões foi recolher contributos para o programa para a coesão territorial.
No final da reunião entre a Unidade de Missão para a Valorização do Interior (UMVI) e a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, em Elvas, o Ministro afirmou a importância de valorizar a aproximação do Alto Alentejo ao mercado espanhol e, daí, à Europa.
Eduardo Cabrita afirmou «confiança no desenvolvimento e confiança no potencial da coesão territorial e de uma Europa solidária e da competitividade», mais próxima dos cidadãos, que corresponda ao seu sentimento «de mais democracia e mais Europa», para a qual é necessário conjugar esforços.
O distrito de Portalegre «não pode ser visto com uma zona distante ou esquecida», disse ainda o Ministro, pois tem um potencial singular, tendo apontado a Eurocidade composta pelos concelhos de Elvas, Campo Maior e Badajoz (Espanha), a existência de áreas inovadoras, como a aeronáutica em Ponte de Sôr, e o potencial agrícola e turístico.
A coordenadora da UMVI, Helena Freitas, afirmou a necessidade de dar a maior atenção à perda de população, que é um problema nacional mas também europeu: «Temos de olhar para a perda demográfica com maior atenção, porque coloca problemas ao país, quer ao nível da coesão social, mas também em termos de economia».
Modal galeria