Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2016-05-22 às 12h13

Partilhar a Inovação promove o conhecimento em Famalicão

Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes

O Ministério da Defesa organizou uma iniciativa intitulada Partilhar a Inovação, que decorrerá dia 23 de junho, em Famalicão, cujo objetivo é promover o conhecimento entre as universidades, as empresas e a Administração Pública.

A ter lugar nas instalações do Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal (CITEV) e do Centro de Nanotecnologia Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes (CENTI), esta iniciativa conta ainda com parcerias com vai reunir cerca de 80 participantes

Entre as atividades, está prevista a realização de duas mesas redondas: a primeira dedicada à cibersegurança enquanto necessidade atual, das diversas entidades, de um modelo de inovador e dinâmico. A segunda mesa redonda será focada nas áreas dos têxteis e do calçado. O programa termina com uma visita guiada ao CITEVE e ao CeNTI.

Famalicão agrega um conjunto de empresas importantes nos setores dos têxteis e do calçado, aos quais acresce a recente criação da Famalicão Made INcubar, que reúne cerca de 20 start-ups.

Com a inovação no centro das suas políticas, o Governo apoia Famalicão, um dos municípios que mais contribui para as exportações, numa lógica de valorização também do interior do País, com a meta de criar emprego e fixar jovens altamente qualificados.

Inovação é prioridade europeia e internacional

Também a União Europeia prioriza a inovação para providenciar soluções que permitam crescimento e emprego. No âmbito da Estratégia Europa 2020, a União Europeia criou a iniciativa União da Inovação, através da qual pretende concentrar esforços dos Estados-membros e a cooperação de países terceiros nesta matéria.

No mesmo sentido, a nível internacional é patente a importância da inovação para o progresso económico e o avanço científico e tecnológico, com a criação de um Innovation Hub pela NATO, que permite aos especialistas colaborarem de forma mais eficaz na procura de soluções que permitam enfrentar os desafios que se colocam hoje às organizações.