Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2016-06-17 às 16h50

Mais de um terço dos advogados já aderiram ao sistema de alertas por sms sobre o adiamento de diligências

Serviço permite receber informação sobre a alteração de diligências nos cinco dias anteriores à data prevista

Cerca de 35% dos 30 mil advogados inscritos na Ordem já aderiram ao novo serviço de alertas, via SMS e/ou correio eletrónico, que permite receber informação sobre a alteração de diligências, nos cinco dias anteriores à data prevista. No total, foram mais de 10500 as inscrições registadas nas primeiras 48 horas.

Os mandatários podem aderir ao serviço através do Citius, numa nova área de serviços do portal. Quando é registada a alteração a uma diligência, são enviados alertas automáticos para os utilizadores aderentes. A qualquer momento, através do portal, é possível alterar as opções de utilização do serviço.

Os alertas não constituem nem pretendem substituir qualquer notificação judicial, nem dispensam a consulta regular do portal Citius.

Esta medida, integrada no plano de modernização Justiça + Próxima, vai evitar deslocações desnecessárias dos mandatários e poupança de recursos, através da maior celeridade no conhecimento das alterações de agenda, da maior flexibilidade na interação com os tribunais e da maior comodidade pela utilização de meios digitais.

Já para os tribunais, o sistema de alertas representa otimização de recursos, através da desmaterialização e automatização de atividades, diminuindo o tempo que os oficiais de justiça perdem nos contactos com os mandatários.

Só em 2015, foram adiadas cerca de cinco mil diligências.

Sobre o Plano Justiça + Próxima

É plano de ação para a modernização da Justiça e conta com mais de 120 medidas, disponíveis em https://justicamaisproxima.mj.pt. É um plano aberto aos contributos dos cidadãos e agentes da justiça que, desde o seu lançamento em Março, têm participado ativamente com ideias e sugestões.