Notícias
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), através da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), abre concurso - durante o período de 15 de junho a 15 de julho - para atribuição de 1200 novas bolsas de Doutoramento e pós-Doutoramento em todas as áreas do conhecimento.
Este concurso proporcionará um aumento de mais 15% de bolsas face às aprovadas em 2015, através de candidaturas individuais, estando esse aumento concentrado nas bolsas de doutoramento, nos termos definidos no programa do Governo e na ação política em curso no MCTES.
Os termos da abertura do concurso e as regras para a avaliação das candidaturas foram resultado de uma revisão conduzida pela atual direção da FCT, em estreita colaboração com o grupo de reflexão sobre a avaliação de ciência e tecnologia pela FCT, criado pelo MCTES em fevereiro.
Concretiza-se, assim, a primeira fase do trabalho deste Grupo, de um modo que vem garantir o diálogo com a comunidade científica, procurando integrar e envolver as diferentes áreas científicas e os diversos atores do sistema científico num processo coletivo de construção e promoção da transparência e da confiança na ação da FCT.
A FCT atribuirá ainda mais 600 bolsas este ano, no âmbito dos programas de Doutoramento financiados diretamente pela Fundação, totalizando assim mais de 1800 bolsas a serem atribuídas em 2016 para atrair jovens para a atividade científica.
O presente concurso será financiado por verbas do Orçamento do Estado e do Fundo Social Europeu, a disponibilizar ao abrigo do Portugal 2020.
Mais informações disponíveis em https://www.fct.pt/apoios/bolsas/concursos/individuais2016.phtml.pt
Modal galeria