Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2016-06-09 às 16h12

Governo candidata extensão do Alqueva ao Plano Juncker

Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos e o Comissário europeu da Agricultura, Phil Hogan, na cerimónia protocolar para assinalar a chegada de água do Alqueva

O Governo decidiu candidatar o financiamento da extensão do empreendimento do Alqueva ao Plano Juncker, afirmou o Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos, antes de visitar a barragem do Roxo, integrada no empreendimento do Alqueva, acompanhado pelo Comissário europeu da Agricultura, Phil Hogan.

O empreendimento do Alqueva - que é uma parte importante do Plano Nacional de Regadio -, tem a albufeira cheia a 80% da sua capacidade máxima (a uma cota de 149 metros, para uma cota máxima de 152 metros), tendo criado uma área de regadio que abrange 120 mil hectares regados por um sistema de perímetros de regadio moderno e eficiente.

Este sistema de regadio está a ser capaz de aproveitar a água melhor do que o previsto, pelo que se verifica agora que com a mesma água poderá ser regado mais terreno, desde que se construam as infraestruturas necessárias.

Extensão do Alqueva

O Ministro afirmou que esta extensão do empreendimento do Alqueva implica a criação de mais 45 a 47 mil novos hectares de regadio, obra com um custo estimado de 213 milhões de euros, e cujo financiamento não foi anteriormente assegurado.

O Governo está, assim, a negociar um empréstimo deste valor com o Banco Europeu de Investimento que Capoulas Santos espera «que tenha um longo período de carência» e que a amortização se possa estender até 2042, «para não sobrecarregar o Orçamento do Estado».

A candidatura deste projeto ao Plano Juncker está a ser negociada e o Ministro pretendeu sensibilizar Phil Hogan «para a importância deste projeto, contar com os seus bons ofícios junto do BEI para que essa candidatura possa ser tão breve quanto possível aprovada». O objetivo é que a candidatura seja aprovada antes do final do ano.

A outra componente do Plano Nacional de Regadio, que prevê cerca de 100 mil novos hectares até 2020 em diversas zonas do País, com um custo de 350 milhões de euros será financiada pelo Programa de Desenvolvimento Rural, já aprovado pela Comissão Europeia.

Capoulas Santos afirmou que «temos no regadio uma grande aposta» pois «sem regadio uma grande parte da nossa agricultura não é competitiva».

Exemplo de bom emprego de fundos

A convite do Ministro, o Comissário abriu a ligação de água da barragem do Alqueva para a barragem do Roxo, abastecendo um perímetro de rega que, ao longo deste ano, deverá encaixar 15 milhões de metros cúbicos de água.

Capoulas Santos afirmou que o Comissário da Agricultura  participou «de forma simbólica num grande momento para a região alentejana e para a população daquela zona ao estabelecer a ligação entre Alqueva e o perímetro do Roxo».

O Ministro acrescentou que «Alqueva é sem dúvida um exemplo de boas práticas a nível comunitário, de boa aplicação dos fundos estruturais, não só por contribuir para que se possa afastar do horizonte do Alentejo o fantasma da desertificação tão depressa quanto possível, mas por estar a contribuir para a sustentabilidade da agricultura e da economia portuguesas».

«Agora é preciso olhar para este novo projeto e fazer dele o nosso próximo objetivo nesta área; é nisso que estamos a trabalhar», concluiu.

 

Foto: Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos e o Comissário europeu da Agricultura, Phil Hogan, na cerimónia protocolar para assinalar a chegada de água do Alqueva à Barragem do Roxo (DR)