Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2016-06-03 às 16h42

Ministro dos Negócios Estrangeiros preside à abertura da reunião do G7 dos Amigos do Golfo da Guiné

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, presidirá, juntamente com o seu homólogo do Togo, Robert Dussey, à abertura da reunião do grupo do G7 dos Amigos do Golfo da Guiné, que decorrerá dias 6 e 7 de junho, na Fundação Oriente, em Lisboa.

Na reunião, que inclui uma visita à Escola Naval, no Alfeite, será feito um balanço sobre a operacionalização da arquitetura regional de segurança marítima, decidida na Cimeira de Yaoundé de 2013.

Serão ainda revistas as diferentes iniciativas internacionais, ao nível do reforço e projeção de capacidades, cooperação judicial e policial, e combate à impunidade e ao crime transnacional.

Portugal está empenhado na promoção da segurança marítima e assegura, durante 2016, a presidência do G7 dos Amigos do Golfo da Guiné.

Este Grupo que agrega, para além dos seus membros (Estados Unidos da América, Alemanha, Canadá, França, Itália, Japão e Reino Unido), a Bélgica, a República da Coreia, a Dinamarca, a Espanha, a Noruega, os Países Baixos, Portugal e a Suíça, assim como a Austrália e o Brasil, enquanto observadores, para além da União Europeia, do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime e da Interpol.

Em paralelo a esta reunião, o Ministro reunir-se-á com o seu homólogo togolês para abordar as relações políticas e económicas entre os dois países, para além de temas internacionais como o terrorismo, a segurança regional e a situação política na Guiné-Bissau.