Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2016-06-01 às 15h49

Ministro da Economia destaca que relatório da OCDE prevê retoma para o final do ano

Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral

O Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, destacou que o relatório com as previsões da OCDE indica que «deverá haver uma retoma para o final do ano e para o próximo ano».

Na sede da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, em Paris, o Ministro afirmou que a revisão em baixa do crescimento do PIB em 2016 (1,2% em vez de 1,6%) é vista «com preocupação, com atenção, mas também com otimismo».

«São previsões que refletem um pouco o arrefecimento que houve na economia a partir de agosto do ano passado e que ainda se refletiu no primeiro trimestre», disse.

«Deverá haver uma melhoria também na sequência das políticas económicas que estamos a adotar e que temos vindo a adotar para o relançamento do investimento e para o relançamento da economia portuguesa», afirmou o Caldeira Cabral.

Indicadores positivos

O Ministro realçou também que «os indicadores de dados mais recentes mostram que já está a acontecer uma inversão do arrefecimento da economia e que o crescimento poderá acelerar ao longo do ano».

Caldeira Cabral referia-se aos indicadores de clima económico ou de confiança de consumidores que «estão já a subir em abril e maio».

«Também temos dados do turismo muito interessantes que contrariam um pouco a perda que houve nas exportações, principalmente por causa de alguns mercados específicos como o de Angola».

Previsão do défice

O Ministro da Economia afirmou que «há um reconhecimento face a revisões anteriores que o défice estará já abaixo dos 3% e é interessante que todas as instituições com ligeiras subidas ou descidas reconhecem hoje que o défice estará dentro dos limites da União Europeia».

Caldeira Cabral acrescentou que os dados do desemprego também apontam para uma descida ao longo do ano: «Demonstram que houve uma descida de desemprego face a março e face a abril do ano passado e que houve, e está a haver, criação líquida de emprego».

«São estes dados que temos e que vêm acompanhando outros dados do início do ano, tais como os das contribuições para a Segurança Social, que apontam no sentido de estar a ser criado mais emprego e de estar a haver um ritmo positivo de criação de emprego e, portanto, uma descida de desemprego ao longo do ano», afirmou.

Reino Unido e a União Europeia

Caldeira Cabral afirmou também que uma eventual saída do Reino Unido da União Europeia na sequência do referendo será um fator negativo para o conjunto dos Estados membros e «certamente negativo para Portugal».

«Há muitos portugueses a residir no Reino Unido e é um parceiro económico importante», afirmou o Ministro, acrescentando o desejo de que a decisão seja «de continuar a trabalhar com a União Europeia».

«E, na minha opinião, dentro da União Europeia. Mas isso é obviamente uma decisão que cabe aos eleitores ingleses», concluiu.

 

Foto: Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral