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2016-05-30 às 11h18

Governo lança campanha de sensibilização para os hábitos de poupança de energia

O Governo lança uma campanha de sensibilização para os hábitos de poupança de energia (eficiência energética) junto das famílias, designada On-Off, através de uma parceria entre a Agência para a Energia e a RTP.

A campanha de sensibilização, preparada pela Secretário de Estado da Energia contará com duas mascotes, o Onefre e a Maria da Luz e visa fomentar mudanças de comportamento e padrões de consumo e, com isso, a redução da fatura da energia em três áreas fundamentais: casa, trabalho e transportes.

A parceira com o operador público de televisão, no âmbito da qual serão produzidos pequenos filmes (2 a 3 minutos), terá como objetivo explicar conceitos e dar conselhos à população.

Estes filmes serão transmitidos, um por dia, durante o período da Volta a Portugal em bicicleta (entre 27 de julho e 7 de agosto), a par de pequenos jogos ou mini-concursos diários, relacionados com esta temática em cada local de passagem da Volta a Portugal em bicicleta.

Numa fase seguinte da campanha pretende-se abranger outros públicos-alvo mais específicos, como seja a comunidade escolar.

Estímulo

O Secretário de Estado da Energia está igualmente a preparar um programa de estímulo à eficiência energética, destinada ao sector empresarial, procurando dar resposta às principais falhas de mercado identificadas neste campo, que limitam o investimento nesta área, permitindo produzir mais, consumindo menos.

Pretende-se assim apoiar casos de estudo exemplares ao nível da eficiência energética, contribuindo para alavancar fundos comunitários, como o Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).

Também com este objetivo, o Fundo de Eficiência Energética lança um aviso dirigido à Indústria (Aviso 19) para apoio ao desenvolvimento de projetos e iniciativas que promovam a eficiência energética nesta área, nomeadamente por via da otimização energética dos processos de fabrico e da introdução de novas tecnologias.

A promoção da eficiência energética permite caminhar no sentido de uma economia mais competitiva e mais eficiente no uso dos seus recursos, com vantagens óbvias para as empresas e cidadãos, e também mais sustentável a nível ambiental, com níveis mais baixas de emissões de carbono.