Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2016-05-30 às 22h03

«O turismo está a viver um bom momento», mas é preciso garantir que o crescimento se mantém com qualidade

«O turismo está a viver um bom momento e tudo indica que este ano será ainda melhor, em termos do número de pessoas e de receitas», afirmou o Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, no Fórum Turismo Interno, em Coimbra.

Acrescentando que «os dados dos primeiros meses são muito animadores e as reservas para os próximos meses são também bastante positivas», o Ministro alertou para «a importância de garantir que as condições de crescimento com qualidade vão continuar a existir».

Estratégia Turismo 2027

Para salvaguardar a sustentabilidade do turismo, o Governo «lançou à discussão uma estratégia para a próxima década», explicou Manuel Caldeira Cabral, referindo-se à Estratégia Turismo 2027.

«Contudo, isto só vai acontecer se soubermos continuar a investir na formação, porque os turistas são cada vez mais exigentes», sublinhou o Ministro.

Destacando algumas das principais medidas da Estratégia, Manuel Caldeira Cabral referiu «a aposta nas escolas de turismo e na valorização do património histórico, além do recurso à gastronomia como fator diferenciador para os visitantes e do enoturismo».

Novas tecnologias e combate à sazonalidade

«Estamos a desenvolver um programa de revalorização de espaços históricos para melhorar a oferta turística e estamos também a lançar o Portugal Destino Wi-fi, usando as novas tecnologias para proporcionar aos visitantes melhores experiências, por um lado, e para que as empresas portuguesas possam também ter melhores condições de chegar aos clientes», afirmou o Ministro.

Manuel Caldeira Cabral referiu que também é preciso «desconcentrar o turismo para combater a sazonalidade, através da realização de eventos, convenções e congressos nas épocas baixas, que podem ajudar a criar mais rendimento e a melhorar as taxas de ocupação».

«No verão, em que está tudo esgotado, é difícil melhorar as taxas de ocupação, mas há muitos meses em que este valor fica abaixo do que seria desejável», acrescentou.

Em termos de desconcentração geográfica, «o Governo quer que as pessoas passem mais tempo em Portugal e voltem, pelo que temos de mostrar ao exterior que há outro Portugal que os estrangeiros ainda não visitaram, para além do sol e da praia, e das grandes cidades», afirmou ainda o Ministro.

«Ao nível do património histórico, o Governo está a desenvolver um trabalho muito interessante com o Ministério da Cultura para libertar espaços únicos e bem preservados, abrindo-os a ofertas turísticas diferenciadoras, que cativem os turistas para momentos de excecionalidade», concluiu.

O Fórum Turismo Interno decorre entre os dias 26 e 31 de maio.