Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2016-05-19 às 11h24

Ministro da Defesa Nacional reafirma compromisso de Portugal em reforçar cooperação na CPLP

Reunião de Ministros da Defesa da CPLP, Timor-Leste, 19 maio 2016

«Reitero o compromisso de Portugal com a componente de defesa da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em prol da segurança regional e internacional», afirmou o Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes, na reunião de Ministros da Defesa Nacional da CPLP, que se realizou, em Díli, em Timor-Leste.

O Ministro acrescentou que «a CPLP se encontra num dos momentos mais importantes da sua História», e referiu que «prosseguir a valorização do posicionamento geográfico, do relacionamento humano e do potencial da cooperação da nossa comunidade é potenciar o seu contributo para a paz e segurança internacionais».

«A nossa identidade enquanto comunidade é também ela moldada pelas dinâmicas sempre em processo de globalização», sublinhou Azeredo Lopes, alertando, porém, para que «a nossa capacidade para continuarmos a querer cooperar será, com certeza, um desafio que teremos de enfrentar».

O Ministro referiu ainda que Portugal «saberá honrar aqueles que, agora já perto de duas décadas, fizeram nascer esta comunidade».

Concluindo, Azeredo Lopes afirmou também as situações que se vivem na Guiné-Bissau e em Moçambique, as quais foram abordadas? na reunião, e, «embora se trate de situações de naturezas bem distintas, quis deixar uma palavra de esperança para enfrentarem o atual momento, reafirmando que podem sempre contar com a disponibilidade e solidariedade de Portugal».