Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2016-05-17 às 20h39

Fundo apoia 21 projetos de apoio às comunidades ciganas

Vinte e uma entidades vão receber perto de 5 mil euros cada, totalizando 100 mil euros, para projetos de apoio às comunidades ciganas, em áreas como a igualdade de género, a gastronomia ou o apoio às crianças e aos mais velhos.

As verbas são atribuídas através do FAPE 2016 – Fundo de Apoio à Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas (ENICC). Os protocolos foram assinados na presença da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Catarina Marcelino.

O Alto Comissariado para as Migrações (ACM) é a entidade que gere o FAPE, um fundo que este ano viu a sua dotação orçamental duplicar em relação à edição anterior.

Os projetos vencedores em 2016 abrangem o País de norte a sul, em áreas de atuação diversificadas.

O Fundo de Apoio à Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas tem por objetivo apoiar financeiramente projetos inovadores que promovam a integração destas comunidades.

O regulamento define que são apoiados projetos de cariz experimental e inovador, com duração até nove meses e que concretizem as metas definidas na ENICC nos domínios do combate da discriminação das comunidades ciganas, promoção do diálogo intercultural entre estas e a sociedade maioritária, promoção da igualdade de género e/ou conciliação da vida profissional, pessoal e familiar, formação para formadores ciganos na área da história e cultura ciganas, associativismo e participação comunitária, e iniciativas de promoção de atividades económicas e empreendedoras.