Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2016-05-17 às 20h58

1,9 mil milhões de euros até 2020 para a transformação digital da economia

Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques

O Ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, anunciou «a mobilização de 1,9 mil milhões de euros até 2020 em tecnologias de informação e comunicação, através de fundos europeus e investimentos privados, para a transformação digital da economia».

Estas declarações foram feitas na cerimónia que assinalou o Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação, em Lisboa.

«A digitalização da economia é a grande prioridade do Governo», sublinhou Pedro Marques, acrescentando que «as medidas que incluímos no Plano Nacional de Reformas são um testemunho» desta aposta.

Universalizar acesso às TI para aumentar a competitividade

O Ministro referiu ainda: «Acredito que não podemos a vencer ou continuar a vencer o desafio da competitividade sem nos inserirmos plenamente na digitalização da economia mundial», através de uma maior qualificação das pessoas na área das tecnologias de informação (TI).

«Todas as medidas preconizadas para esta área, entre as quais instituir competências logo a partir do início da escola, no primeiro ciclo de escolaridade, foram estruturadas para criar mais emprego e mais igualdade para os portugueses», acrescentou ainda Pedro Marques, afirmando que é preciso proporcionar o acesso a estas oportunidades a todas as pessoas, independentemente das suas qualificações ou condição financeira.

«Se vamos modernizar os recursos educativos e digitalizar até ao ensino superior, queremos desenvolver em paralelo um esforço na educação dos adultos», pelo que «precisamos de pessoas com mais competências e qualificações, para que se possam inserir neste tempo, nesta economia digital», referiu também o Ministro.

Competências Digitais para qualificar mais de 20 mil pessoas

Pedro Marques disse que o Governo vai lançar a iniciativa Competências Digitais com o propósito de que «mais de 20 mil pessoas, pelo menos, sejam qualificadas em tecnologias de informação, comunicação e programação».

O Ministro do Planeamento e Infraestruturas afirmou que, «no lado das empresas, as medidas estendem-se ao apoio específico das de pequena e média dimensão (PME), para a sua inserção na economia digital, à criação de capacidades de marketing eletrónico e comércio eletrónico e ao apoio à inovação de cerca de 10 mil empresas, além de reforço dos centros tecnológicos».

«Através do estabelecimento de contratos de inovação empresarial com mil empresas, prevemos a contratação de cerca 1200 trabalhadores altamente qualificados», acrescentou.

Pedro Marques referiu também que o Governo quer alargar as infraestruturas através do investimento privado: «Contamos com os impulsos que o regulador tem dado neste sentido, o investimento nas redes da nova geração, a renovação das licenças dos operadores móveis garantem, digamos, o investimento das redes de 4G para muito mais freguesias do novo território - cerca de 1100 - e tudo isto fará o País convergir para uma maior capacitação para a digitalização da sua economia», concluiu.