Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2016-05-12 às 19h34

Vinhos do Douro precisam de «uma estratégia promocional mais agressiva»

O Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira, afirmou que a região do Douro «tem atributos únicos que lhe conferem um lugar de destaque na produção de vinhos mundial» e que, por isso, existe «a necessidade de a região ter uma estratégia promocional mais agressiva».

O Secretário de Estado disse que é preciso priorizar os mercados estratégicos, «focando-se nos que valorizam mais a qualidade diferenciada dos vinhos da região, surpreendendo pela positiva os consumidores nos mercados mais exigentes».

As afirmações foram feitas em Gaia durante a inauguração do Centro Logístico do Grupo Sogevinus, uma plataforma que envolveu um investimento de dois milhões de euros e que potencia a capacidade de comercialização de vinhos a nível nacional e internacional.

Importância do investimento

Luís Medeiros Vieira destacou «o papel estruturante deste investimento, enquanto contributo relevante para o acréscimo de notoriedade e valorização dos Vinhos do Douro no mercado internacional».

O valor da produção da Região Demarcada do Douro atingiu os 500 milhões de euros. «As políticas públicas foram determinantes para se atingir este nível, tendo-se reestruturado 19 mil hectares nos últimos 15 anos, o que corresponde a 32% da área nacional de vinha, envolvendo apoios de 24 milhões de euros, o que é notável», afirmou o Secretário de Estado.

Para Medeiros Vieira, o esforço do setor privado, apoiado pelas políticas públicas, está a contribuir de forma decisiva para o posicionamento competitivo dos vinhos da região. «Estão reunidas todas as condições para o sucesso», afirmou.