Notícias
Os Ministros do Mar, Ana Paula Vitorino, e da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, reuniram no Pavilhão de Portugal, em Lisboa, um grupo de diretores de escolas com centros de formação desportiva, com o objetivo de promover o desporto náutico entre os jovens.
«Queremos democratizar a náutica de recreio», afirmou a Ministra, anunciando que o Ministério do Mar tem em curso um processo de simplificação (Simplex) onde se incluem medidas especificas para o desporto náutico escolar.
Entre as principais medidas, está «a possibilidade de adquirir formação no âmbito do desporto escolar, da qual possa resultar a atribuição da carta de marinheiro, cumprindo os mesmos critérios de formação e avaliação das escolas náuticas», acrescentou.
Com esta finalidade, os Ministros entregaram embarcações-escola a três agrupamentos, cumprindo uma das prioridades da Estratégia Nacional para o Mar 2013-2020, no que diz respeito à área programática da Educação, Ciência e Tecnologia.
Reforço da náutica de recreio na educação
Esta iniciativa marca, ainda, o primeiro passo para a concretização do Programa do Governo no reforço da náutica de recreio.
Ana Paula Vitorino destacou também «a importância do Prémio Nacional Mário Ruivo - Gerações Oceânicas», cujo protocolo foi realizado com o Ministério da Educação, com o objetivo de promover a literacia dos oceanos, envolvendo os jovens e as suas famílias.
O Ministro afirmou que é preciso «levar o desporto escolar para fora dos muros da escola, promovendo a igualdade de oportunidades», no âmbito do mesma estratégia que visa potenciar o conhecimento, a cultura sobre os mares e os oceanos referida pela Ministra.
«A prática de desportos náuticos pelas novas gerações é, neste sentido, uma alavanca para induzir vocações, criar uma via profissionalizante, e fomentar oportunidades de emprego na atividade marítimo-turística», concluiu Tiago Brandão Rodrigues.
Modal galeria