Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2016-05-04 às 15h14

Governo tem política consistente de consolidação orçamental com crescimento do consumo e do investimento

«A política do Governo é consistente com a consolidação orçamental mas que quer continuar o processo de consolidação das contas públicas com crescimento económico», afirmou o Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, no encerramento do congresso da Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição (APED), em Lisboa.

O Ministro acrescentou que «este crescimento económico será muito importante para dinamizar a economia, dinamizar o consumo, mas também dinamizar o investimento em todos os setores», incluindo o da distribuição.

Retoma lenta, mas visível

«Neste momento, já se nota sinais de retoma», acrescentou Manuel Caldeira Cabral, afirmando que a retoma «está a acontecer mais lenta do que é desejável devido, em grande medida, à falta de maiores estímulos ao nível da política europeia».

Referindo que «esse estímulo não pode vir só do lado da política monetária», o Ministro sublinhou que «tem de vir da procura, e tem de vir de países que tenham margem orçamental para o fazer, que não é o caso de Portugal».

«Portugal não vai seguir uma política de contração económica, mas não pode, nem tem espaço, para liderar uma política expansionista», acrescentou Manuel Caldeira Cabral.

Papel da distribuição na modernização do País

Manuel Caldeira Cabral referiu ainda o papel da distribuição na modernização do País, sublinhando que «a entrada de Portugal na União Europeia se traduziu em ganhos, como o acesso a uma diversidade de produtos». Contudo, «o setor da distribuição tem hoje novos desafios», afirmou.

O Ministro apontou a internet: «Apesar do País ainda não ter compras eletrónicas muito elevadas», devido ao número elevado de consumidores a resistir aos pagamentos eletrónicos, «Portugal regista muitos utilizadores a consultar online os produtos que pretendem adquirir nas lojas físicas».

Nas vendas online «houve um aumento para o dobro das compras online nos últimos quatro anos, mas ainda existe um grande potencial de crescimento», disse.

Caldeira Cabral concluiu afirmando que o Ministério da Economia está muito empenhado na valorização do programa de promoção da compra de produtos nacionais «Portugal Sou Eu», programa que será relançado e que conta com o apoio da APED.