Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2016-04-13 às 18h58

«É muito importante que não haja frentes geográficas nem ideológicas na União Europeia»

Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e Ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Espanha na cerimónia de condecoração de José Manuel García-Margallo

«Portugal está disponível para considerar todas as soluções que permitam reforçar a integração na zona económica e monetária e sobretudo que permitam combinar as regras próprias de uma união monetária com uma nova política para a convergência económica entre os Estados-membros da União», afirmou o Ministro dos Negócios Estrangeiros.

Augusto Santos Silva fez esta declaração no final da cerimónia em que condecorou o Ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Espanha, José Manuel García-Margallo, com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito.

Antes da cerimónia, na qual estiveram presente os ex-Ministros Paulo Portas e Rui Machete, os dois Ministros reuniram-se para discutir a cooperação bilateral, os principais problemas da União Europeia, e a situação política internacional.

Questões orçamentais

Santos Silva referiu que «trocámos impressões muito úteis no quadro da preparação do próximo exercício do semestre europeu», isto é o controlo sobre a execução orçamental sobre os países da União Europeia.

O Ministro acrescentou que «é muito importante que não haja nem frentes geográficas nem frentes ideológicas na União Europeia. Todos somos membros da união económica e monetária e é nesse contexto, das suas regras e da aplicação inteligente das suas regras que nós devemos encontrar as soluções, em particular em momentos em que a economia mundial dá outra vez sinais de algum abrandamento».

O Ministro espanhol afirmou que partilha «com o Ministro português a necessidade de que a União Europeia reflita sobre a política que se está a seguir em matéria de austeridade fiscal. Num momento em que há sombras no horizonte económico, a flexibilidade quanto ao orçamento - uma vez que a política monetária deu tudo o que poderia dar - é absolutamente imprescindível».

Ainda no âmbito da União Europeia, Portugal e a Espanha comprometeram-se a afirmar a necessidade de abertura, «tão rápida quanto possível», das negociações para o acordo comercial com o Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela), disse ainda Santos Silva.

 

Foto: Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e Ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Espanha na cerimónia de condecoração de José Manuel García-Margallo com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito, Lisboa, 13 abril 2016 (Foto: Clara Azevedo)