Notícias
O Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos, participa numa reunião de Ministros da Agricultura dos países do sul da Europa, no dia 13 de abril, na cidade de Verona, em Itália.
A reunião tem como objetivo a concertação de posições sobre os setores do vinho e dos hortofrutícolas, e apresentar posições políticas comuns a nível regional na União Europeia, abrangendo essencialmente os países produtores de vinho.
O objetivo de prolongar os apoios comunitários para o setor vitivinícola até 2020 prende-se com a necessidade de «dar continuidade ao investimento consistente do setor, orientado para a qualidade e para a internacionalização, sendo da maior relevância a manutenção de apoios comunitários dirigidos, quer na área da reestruturação e reconversão das vinhas, quer na área da promoção de produtos de qualidade em países terceiros», considera o Ministro.
A reunião decorre à margem da Vinitaly, um certame de vinhos exclusivamente dedicado a profissionais, que reúne nesta 50.ª edição quase quatro mil expositores, oriundos de 29 países. Portugal participa com duas grandes empresas vocacionadas para a exportação.
Em 2015, as exportações do setor atingiram um valor de 737 milhões de euros, o que representa um crescimento de 1,6% face ao ano de 2014.
Modal galeria