Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2016-04-07 às 17h03

Professores e matemáticos colaboram para melhorar currículo de Matemática

O Ministério da Educação convidou a Associação de Professores de Matemática e a Sociedade Portuguesa de Matemática a cooperarem para, num grupo de trabalho coordenado pela Direção-Geral da Educação, ajudarem a resolver os problemas identificados pelas escolas no que diz respeito ao currículo da disciplina.

As duas organizações, que já tiveram a sua primeira reunião, trabalham no sentido de produzirem orientações de gestão dos documentos em vigor, com sugestões metodológicas e recomendações que possam melhorar o currículo da Matemática.

Nos últimos meses, têm sido reportadas ao Ministério da Educação muitas dificuldades na execução das novas Metas e Programas de Matemática, em particular no 1.º ciclo e no 10.º ano.

As escolas têm apontado, essencialmente, a falta de adequação de alguns conteúdos aos níveis de escolaridade previstos e a falta de tempo para o exercício e a consolidação dos conhecimentos.

O Ministério da Educação congratula-se com a disponibilidade das duas associações para a identificação de pontos de convergência neste trabalho conjunto em prol dos alunos.

O Ministério recorda que está em curso, também, um inquérito aos professores de todo o País sobre a adequação das orientações curriculares existentes em todas as disciplinas.