Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2016-03-23 às 20h56

Carne de porco vai ter novas regras de rotulagem

Reunião do Gabinete de Crise para os setores do Leite e da Suinicultura, Lisboa, 23 março 2016

O Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural anunciou que as novas regras de rotulagem da carne de porco estão já em fase de consulta obrigatória, estando para breve a sua apresentação a Conselho de Ministros. As novas regras vão tornar obrigatória a referência à nacionalidade de origem da carne de porco.

Esta medida foi comunicada aos representantes da fileira que participaram em mais uma reunião do Gabinete de Crise para os setores do Leite e da Suinicultura, que decorreu em Lisboa.

Capoulas Santos fez ainda um balanço das medidas europeias aprovadas pelo Conselho de Agricultura, em Bruxelas, reforçando a necessidade de intervenção a nível comunitário no mais curto espaço de tempo possível, atendendo às difíceis circunstâncias em que se encontram os produtores de leite e de carne de porco.

Para o Ministro da Agricultura, «a mais importante medida a adotar ultrapassa a esfera dos Estados-Membros e é precisamente o levantamento do embargo russo, que é a principal causa do afundamento dos preços a que temos vindo a assistir por toda a Europa».

No plano nacional, o Ministro destacou a isenção de 50% da TSU para os produtores e respetivos assalariados destes dois setores até final do ano, consagrada em sede de Orçamento do Estado.

Reforçou também o empenhamento do Governo em encontrar medidas de apoio ao financiamento, nomeadamente através da disponibilização de uma linha de crédito bonificado de valor não inferior a 20 milhões de euros.

Na reunião estiveram presentes a Associação Nacional dos Industriais de Laticínios (ANIL), a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), a Associação Portuguesa dos Industriais de Carne (APIC), a Agricultores de Portugal (CAP), a Confederação Nacional da Agricultura (CNA), a Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas (Confagri), e a Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores (FPAS).

 

Foto: Reunião do Gabinete de Crise para os setores do Leite e da Suinicultura, Lisboa, 23 março 2016