Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2016-03-22 às 11h22

Combate ao terrorismo é de longa duração

Primeiro-Ministro António Costa assina livro de condolências no Consulado da Bélgica no Funchal, 22 março 2016

«O combate contra o terrorismo é um combate que nos tem de mobilizar a todos», afirmou o Primeiro-Ministro numa declaração à imprensa a propósito dos atentados terroristas ocorridos em Bruxelas.

António Costa acrescentou que este é «um combate de longa duração, não é um combate que se resolva rapidamente» e «exige um combate em profundidade, uma cooperação institucional cada vez mais forte», no Funchal, durante a primeira deslocação oficial à Região Autónoma da Madeira.

O combate ao terrorismo também passa pela «promoção do diálogo intercultural e com uma intervenção profunda naquilo que são as periferias, muitos bairros críticos, porque há um problema de inserção a que é necessário fazer face».

O Primeiro-Ministro disse ainda já ter manifestado a sua «profunda solidariedade e condolências» aos governantes e ao povo da Bélgica.

Em Portugal, para já, «não há nenhuma alteração do nível de segurança», mas as Ministras da Administração e da Justiça «estão a coordenar as diferentes informações e se houver necessidade de fazer alguma reavaliação, será feita».

António Costa afirmou ainda que é preciso haver «concentração em executar as medidas que estão adotadas e ter consciência que este é um combate de longa duração e que nos tem de envolver a todos», não sendo necessário falar em novas medidas, pois os países «não podem estar a responder por impulso cada vez que há um atentado».

 

Foto: Primeiro-Ministro António Costa assina livro de condolências no Consulado da Bélgica no Funchal, 22 março 2016