Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2016-03-03 às 19h43

Jovens em idade escolar mostram menos comportamentos aditivos

O mais recente Estudo sobre Consumos de Álcool, Tabaco, Drogas e outros Comportamentos Aditivos e Dependências (ECATD-CAD), referente a 2015, revela que, no geral, os jovens em idade escolar, compreendidos entre os 13 e os 18 anos, consomem menos álcool, tabaco, drogas e medicamentos.

A análise, que compara valores recolhidos desde 2011, teve uma participação de 20 mil jovens em idade escolar (503 escolas e um milhar de turmas).

O estudo, promovido pelo Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD) do Ministério da Saúde, em articulação com o Ministério da Educação, mostra que, no geral das faixas etárias, os consumos decrescem (principalmente de álcool e tabaco) ou, nalguns casos, estabilizam.

Reduzir comportamentos de risco

Para o Secretário de Estado da Educação, João Costa, o estudo permite, acima de tudo, um conhecimento aprofundado dos comportamentos aditivos entre os adolescentes portugueses.

E embora este decréscimo seja de alguma forma animador, os números não deixam de ser alarmantes e mostram a necessidade de continuar a trabalhar no sentido da redução dos consumos e comportamentos de risco.

João Costa frisou por isso que o Ministério da Educação, através da Direção Geral de Educação, continuará a trabalhar com as escolas em projetos de Promoção e Educação para a Saúde e a investir na luta contra estas adições.

Luta essa que é um desígnio transversal a todo o Governo, tal como espelha o próprio programa do executivo.

O ECATD-CAD/2015 corresponde a uma versão alargada do European School Survey Project on Alcohol and other Drugs, que será apresentado em setembro.