Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2016-03-01 às 16h53

Governo lança linha de crédito de 60 milhões para valorizar oferta turística

O Governo vai lançar no dia 2 «uma nova linha de financiamento para a qualificação da oferta turística, no valor de 60 milhões de euros, para vigorar entre 2016 e 2017», disse a Secretária de Estado do Turismo à Lusa.

Ana Mendes Godinho explicou que esta linha de financiamento, que resulta de um protocolo entre o Turismo de Portugal e 12 bancos, visa «responder a uma necessidade atual das empresas turísticas a nível do financiamento». «O Turismo de Portugal participará nas operações de financiamento com 60% e os bancos com 40%», acrescentou.

A linha dirige-se a projetos turísticos e visa simplificar e facilitar o acesso ao crédito por parte das empresas do setor para «dinamizar o investimento no turismo e qualificar a oferta turística», disse ainda a Secretária de Estado.

Ana Mendes Godinho sublinhou que esta linha é criada na «ótica de captação de mais investimento para Portugal e de valorização da oferta», para que quem visita o País gaste mais dinheiro.

O protocolo é assinado Feira Internacional de Turismo (BTL), na presença do Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e da Secretária de Estado.

Responder à dificuldade de crédito

Esta linha «foi uma resposta que encontrámos para responder a uma necessidade premente», que é a «dificuldade de acesso ao crédito por parte das empresas turísticas», das quais 98% são micro e pequenas empresas, acrescentou.

Ana Mendes Godinho referiu ainda que as associações empresariais fazem parte desta nova linha, dada a capilaridade das suas redes, para difundir informação e ajudar as empresas no acesso ao crédito, o que constitui uma inovação.

«Esta é uma resposta específica rápida», afirmou a Secretária de Estado, uma vez que vai ser anunciado um pacote de capitalização mais global em breve.

Segundo o Turismo de Portugal, as instituições de crédito aderentes são o Millennium BCP, o Novo Banco, o Santander Totta, o Banco BPI, a Caixa Geral de Depósitos, o Banco Popular, o Montepio Geral, o Barclays Bank, a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo, a Abanca, o BPG e o Banco BIC.